quarta-feira, 16 de maio de 2012

A Criação e Geração dos Orixás...O Nascimento de Exu

Olorun, que cria e gera o tempo todo, havia individualizado as faculdades geradoras de suas criações. E, após feito isso, continuou a gerar nelas, só que, daí em diante, o que cada matriz gerava ficava dentro da realidade que ela era em si mesma.

E, ainda que todas estivessem em Olorun, as suas gerações já não se integravam ao todo indiferenciado que ele é em si, mas sim, passaram a ser as partes do todo, que é ele em si mesmo.

O que cada uma de suas matrizes gerava permanecia nelas, sendo que o que estava sendo gerado em uma, não sabia do que estava ou havia sido gerado em outra.

Cada uma expandia-se cada vez mais no interior de Olorun, mas sem se tocarem, porque cada uma das matrizes geradoras era uma realidade dentro dele, o senhor de todas as realidades.

Olorun, que tanto vê por fora quanto por dentro quando contempla algo, contemplou-se e viu-se pleno internamente, mas não se viu por fora.

Então ele pensou, e no seu pensar gerou uma matriz que imediatamente começou a gerar o seu exterior.

Mas, como tudo estava no seu interior, no exterior de Olorun formou-se o vazio, gerado pela matriz pensada por ele. E ela recebeu o nome de Matriz Geradora do Vazio.

Mas, mais tarde passou a ser chamada de Mãe Geradora do Vazio e de senhora do vazio existente no exterior de Olorun.

Só que, como ela só gerava o vazio, ainda que fosse a matriz que o gerava, ela começou a sentir-se vazia. E não adiantou Olorun comunicar-lhe que havia pensado em ocupar o vazio gerado por ele com o que estava gerando nas outras matrizes, pois ela insistia que o vazio era seu e que ele deveria criar algo que o preenchesse.

Olorun pensou, pensou e pensou!

E no seu pensar, pensou uma solução, não só para a sua matriz geradora do vazio à sua volta, como para todas as outras, sobrecarregadas em suas realidades, que não paravam de se expandir no interior dele.

Então, Olorun pensou para a sua matriz geradora do vazio uma geração única, mas que a preencheria totalmente.

E Olorun depositou em sua matriz modeladora o seu pensamento, que logo gerou um ser único na criação, ser esse que a preencheu parcialmente e que, aqui na Terra é chamado de Orixá Exu!

O Orixá Exu é fruto do desejo de sua matriz, geradora do vazio, tornar-se plena em si mesma e da vontade de Olorun de torná-la geradora de algo mais que o vazio.

Exu tem em sua ascendência divina Olorun, que é a plenitude em si, e a matriz geradora do vazio, que é a ausência dele no seu lado de fora.

E assim, daí em diante, sempre que Olorun contemplava a si mesmo, via no seu interior tudo o que todas as suas matrizes haviam gerado e via no seu exterior o vazio infinito, ocupado por Exu que, por ter sido gerado na matriz modeladora da matriz geradora do vazio, ora se sentia pleno e ora se sentia vazio.

Quando Exu se sentia pleno, gargalhava alegre e alegrava Olorun. Mas quando se sentia vazio, recolhia-se ao âmago de sua matriz geradora e lamentava a solidão em que vivia, incomodando Olorun com seus lamentos, pois era unigênito e não tinha ninguém com quem compartilhar suas alegrias e suas tristezas.

Olorun pensou uma solução para o problema de Exu e, no âmago da sua matriz geradora do vazio, gerou uma forma oposta em tudo a ele mas que o completaria em tudo e o tornaria pleno em si mesmo quando se recolhesse ao âmago da matriz que o havia gerado.

E assim foi gerada uma companheira para alegrar Exu quando ele se recolhesse ao âmago da matriz que o gerara. Essa sua companheira tornou-se a moradora do interior da matriz geradora do vazio.

Mas, quando Exu se deslocava feliz no vazio infinito, ela ficava triste com a ausência dele e chorava de tristeza lamentando ter como companheiro alguém que ficava alegre e feliz quando saía e que se sentia solitário quando retornava.

Ela só se entristecia e chorava quando ele saía, pois alegrava-se e transbordava de felicidade quando ele retornava para o interior da matriz que o havia gerado.

E ela, nesse seu transbordar de alegria e felicidade, não deixava Exu sentir-se solitário pois não o largava um só instante, falando e sorrindo feliz o tempo todo.

Só que Exu só se alegrava e gargalhava quando saía do interior da matriz que o gerava, criando o primeiro paradoxo na criação do Divino Criador Olorun.

Não que Exu não gostasse da companhia dela que, com sua alegria e felicidade, anulava a sua solidão.

Olorun a havia pensado para que ela preenchesse a solidão dele. Mas quando ele começava a dar sinais de que estava com saudade da imensidão infinita do vazio, ela começava a entristecer-se e a soluçar.

E não adiantava Exu dizer que só ia dar uma voltinha pelo vazio e que logo estaria de volta, pois nada a alegrava novamente.

Ele virava-lhe as costas e mergulhava no vazio, esquecendo-a e voltando a gargalhar feliz.

Olorun, se de um lado ficava feliz ao ouvir as gargalhadas alegres de seu filho Exu, por outro ficava triste por causa da tristeza da sua filha que habitava no âmago da sua matriz geradora do vazio. Que problema!

Olorun pensou, pensou e pensou. E no seu pensar criou uma solução que iria influenciar tudo dali em diante. Era algo drástico e que colocaria um fim à tristeza daquela sua filha unigênita, pois ela era a única que ele gerara no âmago da sua matriz geradora do vazio no seu lado de fora.

O fato é que, quando Exu retornou e a viu alegre e feliz, desejou multiplicar-se nela e ela desejou multiplicá-lo em sua matriz modeladora e geradora.

E o que Olorun havia pensado realizou-se! E antes dele voltar a sentir saudades da liberdade do vazio, ela gerara, ainda pequenino, uma réplica dele, que o chamou de papai assim que balbuciou as primeira sílabas. E também a chamou de mamãe.

Estava formada a primeira família no imenso vazio do lado de fora de Olorun.

Então ela dividia sua alegria e felicidade com Exu e com seu filhinho que, ao contrário dele, vivia grudado nela não lhe deixando muito tempo para vivenciar sua alegria e felicidade com seu companheiro. Quando ela deixou de lado o filhinho para repetir o que havia sido tão agradável, aí foi a vez do pequenino chorar e berrar que queria o colo da sua mamãe. E só se aquietou quando ela voltou até onde o havia deixado e alegrou-o e tornou-o feliz com seus carinhos maternos.

Exu, vendo aquela criança chamar para si toda a atenção da sua companheira, começou a sentir saudades da imensidão do vazio.

Então, viu que ela já não se entristecera tanto com sua partida, que, em vez de chorar, só soluçou de tristeza.

Mas o pequenino, vendo o seu pai partir e sumir no vazio, começou a chorar e a chamá-lo de volta, fazendo sua mamãe desdobrar-se para alegrá-lo, enquanto dizia-lhe que Exu logo voltaria para o âmago da matriz geradora do vazio, que é onde vive a família dele.

Exu voltou para o vazio infinito e, longe da sua família, sentiu-se livre e gargalhou feliz.

Mas, chegou um momento em que começou a sentir saudades da sua companheira e do pequenino que deixara nos braços dela. Então voltou para o âmago da matriz do vazio, feliz e alegre porque sentia saudades dela e do filhinho.

Só que, ao chegar, em vez de encontrar sua companheira sorridente, alegre e rindo de felicidade com a sua volta, a encontrou com um novo filhinho nos braços enquanto o outro, já mais crescido, procurava chamar sua atenção pois estava enciumado porque a sua mãe voltara parte da atenção ao seu irmãozinho mais novo.

Ela, em vez de abraçá-lo toda feliz e contente, começou a reclamar de sua ausência, e de que tinha de cuidar sozinha de dois filhos, que não a largavam um só instante, não dando-lhe descanso.

Foram tantas as reclamações, que Exu nem teve como sentir-se triste e solitário pois, só para deixar de ouvir as reclamações dela, pegou o filhinho mais novo em um braço e o mais velho em outro e foi dar uma volta com eles, só voltando depois de um bom tempo e com os dois já adormecidos.

Ela, ao ficar sozinha voltou a ficar triste e a chorar, tanto porque sentia saudade de Exu quanto dos dois filhinhos. Mas, ao vê-lo e aos filhinhos, alegrou-se por completo e sorriu alegre e feliz.

Como os pequeninos se cansaram de tanto que brincaram com Exu no vazio infinito, continuaram a dormir, e ela pode tê-lo só para si por algum tempo.

E dali em diante, ainda que vivesse feliz no vazio infinito, no âmago da sua matriz geradora ele nunca mais sentiu-se solitário e triste, pois sua família, cada vez mais numerosa, não o deixou um só instante solitário... ou em paz!

Então Olorun sorriu feliz e pensou: “Eis aí o modelo de família que ocupará o meu lado de fora, que alegrará meus olhos sempre que eu me contemplar!”

A Geração de Oxalá

Já revelamos como se deu a geração de Exu, mas, como Olorun ao gerar algo em uma de suas matrizes, gera esse mesmo algo em todas as outras, se na sua matriz geradora do vazio Exu havia sido gerado, nas outras, outros Orixás também haviam sido.

E Olorun gerou na sua matriz geradora das matrizes geradoras um Orixá que aqui na Terra, quando surgiu o seu culto, ele recebeu o nome de Oxalá.

Exu havia sido gerado na matriz geradora do vazio e Oxalá havia sido gerado no âmago da matriz geradora de matrizes.

Dois Orixás opostos em muitos aspectos, pois, se Exu reinava feliz no vazio à volta de Olorun; Oxalá, ao ser gerado no âmago da matriz geradora de matrizes, havia sido gerado no âmago da plenitude pois, de certa forma, sua matriz geradora gerava tudo.

E, por ter tudo à sua volta, pois vivia no centro gerador da plenitude existente no interior de Olorun, Oxalá sentia-se pleno em todos os sentidos e vivia feliz e contente no âmago da matriz que o havia gerado.

Oxalá, de onde se encontrava, contemplava a plenitude existente em Olorun e sorria feliz e contente, e esse seu sorriso alegrava Olorun, que não se cansava de contemplá-lo, sempre contente e feliz!

Mas, como os outros Orixás começavam a sair do âmago de suas matrizes geradoras e deslocarem-se pelo todo existente em Olorun, este ordenou a Oxalá que também saísse para conhecer seus irmãos e irmãs, todos gerados no seu pensar quando ele quis animar o vazio existente no seu lado de fora.

Oxalá sempre respondia que estava contente e feliz ali mesmo, e que gostaria de permanecer dentro de sua matriz geradora por toda a eternidade.

– Mas você tem muitos irmãos e irmãs, cada um deles unigênito, pois cada um foi o único gerado por mim nas suas matrizes geradoras, Oxalá! Saia de sua matriz geradora e venha conhecê-los, meu filho!

– Papai, diga a eles para virem até aqui, assim todos eles me conhecerão e a todos conhecerei!

– Meu filho, você precisa sair de dentro do âmago dessa sua matriz geradora, sabe?

– Não sei não, papai. Aqui me sinto pleno, contente e feliz!

– Eu sei que você se sente assim, pois eu o gerei na matriz que pensei para que ela gerasse em meu âmago a plenitude. Mas há um problema, meu filho.

– Que problema é esse, papai?

– Filho amado, tudo o que as matrizes geradoras geram, deve sair para fora delas e deve passar a viver e existir nos seus exteriores. Esse é o princípio da existência delas em meu lado de dentro ou meu lado interior, sabe?

– Já estou sabendo, papai. O que acontecerá se eu não sair?

– Você amadurecerá e tornar-se-á prisioneiro do âmago da matriz que o gerou; e envelhecerá e ficará paralisado, perdendo toda a sua capacidade de mover-se.

– Como é que é?!?! Eu me tornarei um paralítico? É isso, papai?

– Sim, é isso, meu filho amado. Agora, saia já daí e venha se juntar aos seus irmãos e irmãs, todos já fora de suas matrizes geradoras!

– Está bem, papai. Sairei!

E Oxalá contemplou mais uma vez o interior ou âmago da matriz que o gerara, a matriz geradora da plenitude em Olorun!

Então, deparou-se com a sua primeira dificuldade: como sair do interior da sua matriz geradora, se todas as outras matrizes também haviam saído dela e interpunham-se até o espaço onde, muito distante, ele via os outros Orixás, já fora de suas matrizes geradoras, e cada um vivendo na realidade que ela era em si mesma?

Então Oxalá perguntou a Olorun:

– Papai, como faço para sair, se todas as outras matrizes estão em volta e interligadas ao âmago dessa que me gerou?

– Pense, meu filho. Pense, que você saberá como sair do âmago dela para alcançar o seu exterior que é uma realidade em si mesma.

– Farei isso, papai!

Oxalá pôs-se a pensar. E no seu pensar ele fechou-se em si mesmo.

Oxalá pensou, pensou e pensou! E tanto Oxalá pensou, que tornou-se um pensar em si mesmo; e seu pensar tornou-se pensamento puro e sua mente alcançou o âmago de Olorun, que é pensamento puro e puro pensar.

No seu pensar, Oxalá transcendeu a si mesmo, à matriz geradora de matrizes que o gerara e alcançou o âmago de Olorun, o seu pai e seu criador que o criara no seu pensar e o gerara em sua matriz geradora da plenitude, que era ele em si mesmo. No âmago do pensamento de Olorun, pensou, pensou e pensou. E tanto pensou que tornou-se o pensamento de Olorun e ambos passaram a pensar juntos e os dois pensares tornaram-se um só pensamento.

E Olorun pensava por meio de Oxalá e este pensava em Olorun.

O filho unigênito retornava ao âmago de seu pai por meio do ato de pensar. E ali Oxalá permaneceu por um longo tempo, até que pensou isso:

“Eu sou fruto do pensamento! Eu sou o próprio ato de pensar! Eu sou o pensamento puro que, em si mesmo gera tantas alternativas que não há uma que não possa ser pensada.

No âmago do meu pai, eu sou o meu pai, e o meu pai realiza-se em mim, pois todo filho é fruto do seu pai.

Pai e filho são a mesma coisa, ainda que o filho tenha sido criado no pensar do seu pai, este está por inteiro nele, pois traz em si o pensamento que o criou. O meu pai está por inteiro em mim e eu sou parte indissociada do meu pai. Em mim, o meu pai é Oxalá mas, no meu pai, eu sou Olorun!... meu pai!!!”

Então Olorun, com Oxalá de volta ao pensar que o gerara, falou:

– Meu filho, esta é a verdade suprema, fruto do meu pensamento! Quando todos atinarem com ela, ninguém se sentirá fora de mim porque eu estou em cada uma das coisas que eu pensei e gerei. Elas estão em mim e eu estou em todas elas, amado filho pensador!

Oxalá, que era só pensamento, falou ao seu pai Olorun:

– Papai, cada um de nós, os seus filhos Orixás, somos uma de suas partes, não?

– São sim, meu filho.

– Todos nós o trazemos por inteiro e o exteriorizamos por meio de um dos seus aspectos, não?

– Vocês me exteriorizam sim, meu filho.

– O senhor está em nós, e nós somos parte do senhor, não?

– É isso mesmo, meu filho.

– Eu sou o seu pensamento, meu pai?

– Não, meu filho. Você é fruto do meu pensamento. Mas, por ser fruto do meu pensamento, toda vez que você pensar, estará pensando por meu intermédio, estarei me manifestando no seu pensamento e exteriorizando-me por meio do seu ato de pensar.

– Eu o entendo e entendo-o por mim, meu pai e meu criador!

– Eu sei que sim, meu filho amado. Você também é fruto do meu entendimento.

– O que mais eu sou, meu pai?

– Você é parte de mim, e eu sou você por inteiro, porque você é o fruto do meu pensar.

– Papai, é bom estar de volta. Aqui, sinto em meu âmago a plenitude que antes, na matriz que me gerou, eu sentia em minha volta.

– Eu sei que está se sentindo assim, meu filho.

– Por que isso, meu pai?

– Pense, meu filho!

E Oxalá, no âmago do pensamento de Olorun, pensou, pensou e pensou na razão de sentir em seu âmago a plenitude que antes sentia em sua volta.

E chegou um momento em que Oxalá, que era pensamento puro, pensou:

– Meu pai, só sentimos a plenitude interior quando estamos por inteiro no senhor e deixamos de ser uma de suas partes e tornamo-nos o senhor por inteiro. É isso, meu pai?

– É isso sim, meu filho amado. A plenitude exterior, todos a alcançarão como fruto do próprio esforço em construí-la em sua volta. Mas a plenitude interior, só em mim será alcançada.

– Por que isso é assim, meu pai?

– Pense, Oxalá!

E mais uma vez Oxalá pensou, pensou e pensou. E tanto Oxalá pensou, que chegou um momento que falou:

– Meu amado pai, o senhor me criou no seu pensamento. Então, no seu pensamento eu sou pleno, pois o senhor me pensou na sua plenitude. Mas o senhor me gerou na matriz geradora que gera a plenitude no seu interior e, para ser gerado eu me desloquei do seu pensamento e fui me alojar no âmago dessa sua matriz que, ainda que não esteja fora do senhor, é um meio onde os seus pensamento frutificam. É isso, meu pai?

– É isso sim, Oxalá. Tudo é fruto do meu pensamento. E eu, como pensamento, só me realizo se o que eu pensar vier a se frutificar na matriz correspondente a cada coisa que eu penso.

– Eu entendo, meu pai.

– Eu sei que entende, meu filho. Afinal, eu o gerei no meu entendimento de que só eu me frutificando em você, como um fruto meu me frutificaria gerando em sua volta a plenitude que só em meu âmago existe como um estado permanente.

E Oxalá, como pensamento puro e indissociado do pensamento de Olorun, pensou, pensou e pensou. E tanto pensou e falou com Olorun, que chegou um momento que amadureceu na plenitude existente no âmago dele que sentiu aquela plenitude.

Então, sentindo-se plenitude pura e pura plenitude, Oxalá falou a Olorun:

– Meu pai, vou sair do âmago da matriz onde o senhor me gerou e vou passar a viver na realidade em volta dela, que é ela em si mesma, meu pai!

– Por que você quer fazer isso, meu filho?

– Eu entendi que, mesmo tendo-o por inteiro em mim e eu sendo parte do senhor, só me realizarei como plenitude se exteriorizar de mim mesmo essa plenitude existente aqui no seu âmago.

– Por que você quer exteriorizá-la de si mesmo, meu filho?

– Meu pai, se cada pensamento seu é gerado em uma matriz geradora diferente, então só há uma que gera a plenitude, não é mesmo?

– É isso mesmo, Oxalá.

– Então os meus irmãos e irmãs Orixás, ainda que tenham sido pensados pelo senhor e gerados em matrizes que, no que geram são plenas em si mesmas, não geram a plenitude, que só é gerada na matriz que me gerou... – e Oxalá calou-se.

– Conclua seu pensamento, meu filho!

– Bom... eu deduzi que os meus irmãos e irmãs são plenos no aspecto em que são o senhor em si mesmos. Mas não o serão em todos eles se eu não manifestar essa sua plenitude a partir da realidade que existe no exterior da matriz onde fui gerado, realidade esta que contém todas as outras, pois todas as outras matrizes-realidades foram geradas por ela.

Na verdade, todas as outras realidades estão dentro da realidade que a matriz geradora da plenitude é em si mesma. E, se eu não ocupar com minha presença essa realidade à volta dela, as outras que estão dentro dela sentirão falta da plenitude que manifesto, pois essa plenitude é o senhor em mim, e se realizando por de mim.

– É isso, meu filho amado! Agora retorne à matriz que o gerou e, a partir dela, ocupe a sua realidade, que contém em si mas, como suas partes de si, todas as outras realidades que a tornam plena em si mesma.

– Assim farei, meu pai. Peço sua licença para recolher-me à realidade que o senhor gerou para mim.

– Você tem a minha licença, meu filho primogênito e unigênito.

– Por que sou seu primogênito-unigênito, meu pai?

– Porque antes de eu gerar todos os seus irmãos e irmãs, eu o gerei na matriz geradora de matrizes. Como eu poderia gerar os seus irmãos e irmãs, se antes eu não o tivesse gerado? Você é o modelo original de todos eles, meu filho!

– Meu pai...

– Eu sei, meu filho. Em você eu estou por inteiro em todos os meus aspectos. Mas neles, eu estou por inteiro nos aspectos que eles manifestam. Em um eu estou por inteiro nos aspectos que ele me realiza. Em outro eu estou nos aspectos que esse outro me realiza. Mas só em você, por ter sido gerado na matriz geradora de matrizes, eu estou por inteiro e em todos os meus aspectos. Em você eu me realizo por inteiro e em todos os meus aspectos o tempo todo, Oxalá! Você é o modelo da plenitude existente em mim, plenitude esta que deverá ser conquistada por todos, se quiserem me sentir por inteiro em seus âmagos! Você terá ascendência sobre todos eles, pois, além de ser o meu primogênito-unigênito, é o modelo para todos eles... e será o modelador deles.

– Assim disse o meu pai, assim eu sou!

– Agora volte para o âmago da matriz onde o gerei, e seja o que pensei que fosse.

E Oxalá retornou para o âmago da matriz geradora das outras matrizes e contemplou seu interior pela última vez, deixando-a em seguida. E só conseguiu sair para a realidade à volta dela, após passar pelo interior de todas as outras matrizes que, assim que ele entrava no âmago delas, começavam a se sentir plenas em si mesmas e tudo faziam para retê-lo em seus interiores... e só o liberavam depois dele consolá-las e prometer-lhes que tudo faria para tornar plenas em si mesmas todas as suas gerações.

E cada uma delas imantou Oxalá com a sua qualidade original.

Da matriz geradora da piedade, Oxalá recebeu a sua qualidade e tornou-se gerador do perdão e irradiador da piedade.

Da matriz geradora da misericórdia, Oxalá recebeu a sua qualidade e tornou-se gerador e irradiador da misericórdia.

Da matriz geradora da compaixão, Oxalá recebeu a sua qualidade e tornou-se gerador e irradiador da compaixão.

E foram tantas as qualidades originais absorvidas por Oxalá que, quando finalmente ele chegou à sua realidade original, já era o mais piedoso, fraterno, amoroso, compreensivo, tolerante, paciente, perseverante, resignado, humilde, quieto, pensativo, reflexivo, animador, etc., etc., etc., de todos os Orixás.

Como todas as realidades eram as matrizes em si mesmas, da sua realidade Oxalá contemplou todas as existentes no interior de Olorun e, admirado com a sua grandeza e grandiosidade interior, caiu de joelhos e começou a soluçar.

E os soluços de Oxalá, que eram da admiração, alegria e contentamento, atraíram a atenção de todos os outros Orixás, cada um vivendo dentro da sua realidade.

Um a um, todos se voltaram na direção dos soluços e viram que havia mais alguém além deles. E todos se dirigiram para onde estava Oxalá e, ao vê-lo de joelhos e soluçando de tanta admiração, alegria e contentamento, foram se ajoelhando em volta dele, também soluçando admirados, alegres e contentes por descobrirem que não estavam sozinhos no interior de Olorun.

Oxun, a mais arguta das filhas de Olorun, atinou entre soluços de admiração, alegria e contentamento que Oxalá era Olorun manifestado como Orixá e aí, já aos prantos, atirou-se de bruços aos pés dele e saudou-o:

– Epa, Babá! Dê-me a sua benção, meu pai!

Oxalá, vendo-a estirada na sua frente e com a cabeça encostada nos seus joelhos, e repetindo sua saudação sem parar, cruzou as costas dela e, após tocar com as mãos em seu ombros, ordenou-lhe:

– Levante-se e dê-me o seu abraço, filha do nosso pai e minha irmã mais nova Oxun!

Oxun levantou-se respeitosamente e de joelhos e aos prantos, pediu-lhe:

– Babá, abrace-me o senhor primeiro para eu poder sentir como é bom ser abraçada pelo primogênito-unigênito do nosso pai e nosso Divino Criador Olorun! Eu quero eternizar em meu ser imortal o seu abraço, meu irmão mais velho e meu pai exteriorizado, que se exteriorizou para tirar do meu íntimo a sensação de vazio que vibrava nele.

Oxalá abraçou Oxun com tanto amor, mas com tanto amor que outro amor igual ao que ele vibrava por ela, jamais Oxun encontrou. E quando ele a apertou contra seu peito largo e forte, ela sentiu-se tão confortada, mas tão confortada, que do seu peito jorrou uma poderosa luz rosada que encantou a todos os Orixás ali reunidos à volta de Oxalá.

E a luz rosa de Oxun envolveu a todos que, admirados com a beleza da sua luz interior, todos emitiram essa saudação.

– Or, aiê, ieô, Oxun! Vinde a mim o seu amor, minha mãezinha!

Quando Oxun abraçou Oxalá e fundiu o seu amor ao dele, houve uma explosão luminosa que a todos alcançou e a todos imantou com sua vibração de amor.

Oxun, mergulhada em um êxtase indescritível, pois por meio de Oxalá abraçava Olorun, fez ele soluçar alto de tão contente e feliz que se sentia. E até hoje, quando uma filha de Oxun o abraça, ele sacode o tórax. Em silêncio, está soluçando de alegria e contentamento pois, ao abraçar suas filhas, é como se ele tornasse a abraçá-la.

Quanto tempo durou aquele abraço do Orixá primogênito de Olorun com a sua filha gerada na sua matriz geradora do amor incondicional, ninguém sabe dizer, porque o fator tempo inexiste no interior dele.

Mas, segundo Exu, o mais bem informado dos Orixás, mas o mais indiscreto de todos, Oxun amadureceu todo o seu amor nos braços de Oxalá, que a tem na conta de sua filha-irmã ou irmã-filha e ele sente um certo ciúme por ela.

Foi Exu quem disse, sabem? Se bem que sempre que Oxun fica contrariada com algo ou alguém, somente Oxalá consegue descontraí-la e alegrá-la.

O fato é que foi na realidade da matriz geradora da plenitude que todos os Orixás se encontraram, souberam da existência de outros, conheceram-se e às realidades em que viviam.

A realidade de Oxalá é a única que permite que todos os Orixás se encontrem e conversem entre si sem saírem de fato de dentro das suas realidades, pois entre as deles não há contato, já que são isoladas entre si.

E até hoje, quando um Orixá quer transmitir algo a outro ou a todos os outros, ele vai à realidade de Oxalá, que desde aquele primeiro encontro tornou-se o local que todos se reúnem.

Após todos os Orixás se abraçarem, se conhecerem e se reconhecerem como unigênitos, criou-se entre eles um sentimento único de irmandade pois, se haviam sido gerados em matrizes diferentes, cada um era em si mesmo um dos aspectos ou qualidades de Olorun, o Divino Criador de tudo e de todos.

Também é por tudo o que relata a lenda do nascimento de Oxalá que, nos templos de Umbanda, ele é colocado no ápice deles.

Oxalá é o único Orixá por meio do qual o Divino Criador Olorun manifesta-se integralmente e em todos os seus aspectos pois, nos outros Orixás ele manifesta-se no seu aspecto que eles são em si.


 Pai Rubens Saraceni.

Léa Cistina Ximenes
Facilitadora/Consultora Metafísica
E-mail: ximens.andrade@gmail.com
Skype: lea.seraphisbey
Fone: 13 3477 9813 begin_of_the_skype_highlighting            13 3477 9813      end_of_the_skype_highlighting 

Voltar para: LUZ VITAL

2 comentários:

  1. Lindo e muito instrutivo e capaz de proporcionar uma regeneração e aperfeiçoamento + capacitação aos prescrutadores sinceros do Cosmo.
    www.actionaid.org.br www.mytravelandcash.com/JONAMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Joel, fico feliz com sua compreensão dos meus prpósitos. Obrigada por sua Presença...sempre bem vindo. Léa

      Excluir

Dessaparecidos Brasil


Anjo de Luz - Clique Aqui e Cadastre-se!

Consciência Adamantina.
É Só Clicar E Se Cadastrar.